Gatos: Eternos Brincalhões!









Gatos sempre brincam. Quando não estão dormindo, comendo ou apreciando a paisagem, estão sempre brincando. 
Efusivas, súbitas, discretas ou desastradas, as brincadeiras são necessárias aos gatos.


Filhotes curiosos e brincalhões
Os filhotes de gatos brincam a fim de explorar o ambiente onde estão sendo mantidos, sociabilizarem-se com animais não humanos e humanos que lhe são apresentados, além de exercitarem as habilidades que serão necessárias para caçar suas presas, fuga de situações adversas, interações entre especies especificas, etc. Essas brincadeiras tornam-se cada vez mais elaboradas e transformam-se em ensaios das habilidades que serão necessárias quando forem adultos. 






Adultos Brincam?
Na fase adulta, os gatos executam o que treinaram na forma de brincadeiras. Quando mantemos esses animais em nosso convívio, fornecemos segurança, alimento e remoção da excreta do ambiente. Mas, poupamos os gatos de caçarem seu alimento, por exemplo. 
Assumimos, então, o papel das mães e mantemos os gatos como filhotes no ninho.



Os gatos domésticos não caçam, eles caminham até o potinho de ração, que está sempre no mesmo local. Trocando em miúdos, tendemos a prolongar as brincadeiras como um exercício das habilidades e não como uma pratica predatória. Mas, eles precisam exercitar a brincadeira! A ausência ou a má utilização desta vontade de brincar favorece uma vida ociosa. Os gatos sempre vão brincar, sempre!






Estímulo na medida certa!

Gatos obesos, idosos, mantidos em espaços muito reduzidos, superpopulosos, com limitações físicas, brincam menos. Para estimulá-los, devemos oferecer um ambiente enriquecido. O que isso significa? Enriquecemos o ambiente proporcionando um ambiente interativo e agradável. Um local onde o animal vive de maneira tranquila, sem ansiedade e frustração. Simplesmente oferecer brinquedos ao gato não basta, temos que renová-los frequentemente para que se tornem menos atrativo-estimulantes/novidades.



Casinhas, prateleiras e tocas são sempre motivadores de brincadeiras ou são perfeitos esconderijos para os gatos. Para evitar disputas oferecendo um numero de casinhas de acordo com numero de gatos, acrescido de uma adicional, e ainda, coloca-las em local protegido, evitando ser acidentalmente
chutado ou investigado por outros gatos ou cães residentes.
Outra boa dica é virar as entradas de algumas das casinhas para a parede para aqueles que preferem um momento de isolamento maior.















Pensar com a cabeça dos gatos é a melhor forma de descrever o que parcialmente significa enriquecimento ambiental para eles. Existem brinquedos que você mesmo pode fazer na sua casa, como por exemplo, bolinhas com papel alumínio. 

E o principal, é dedicar tempo ao seu gatinho e brincar com ele todos os dias!





Todos as fotos foram gentilmente cedidas por clientes e os brinquedos das fotos e video você encontra na nossa pagina: www.facebook.com/Artesacat . Texto adaptado do Dr. Carlos Gabriel Almeida Dias, médico veterinário no RJ, para a revista Pulo do Gato.





comments powered by Disqus

©2012-2014 - Artesacat | Alguns Direitos Reservados.

Design e Desenvolvimento por: Adriano Müller